17 de nov. de 2011

IDESA ESTÁ IMPLANTANDO UNIDADES PRODUTIVAS DE LEITE DE CABRA "UPL" EM CURAÇÁ

Em parceria com o Governo do Estado da Bahia, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o Instituto Desenvolvimento Social e Agrário do Semi árido (IDESA) está desenvolvendo o projeto SEMEANDO RENDA - Inclusão Socioprodutiva, com o fortalecimento da economia dos pequenos produtores familiares do semiárido baiano cadastrados no Programa Bolsa Família.
O SEMEANDO RENDA beneficiará diretamente 1.350 famílias em 48 comunidades rurais de 09 municípios do norte baiano nos segmentos de caprinocultura de leite e fruticultura. O intuito é contribuir na capacidade produtiva e de gestão, viabilizando a transição de pessoas/famílias e grupos em situações de vulnerabilidade e risco para situação de autonomia, garantindo acesso as condições mínimas de sobrevivência e elevação do padrão de qualidade de vida. Após 12 meses de árduo trabalho de campo, em busca da unificação de tecnologias para o desenvolvimento dos sistemas produtivos, tempo necessário para concluir o processo regularização das áreas realização de diagnostico e seleção das famílias beneficiadas teve início neste mês julho, a segunda etapa do projeto SEMEANDO RENDA.
Durante esta etapa do projeto estão sendo realizadas em Curaçá e Monte Santo, diversas atividades estruturantes de Implantação das Unidades Produtivas de Leite "UPL" tais como: Construção de adutoras, Construção de Cerca para os bancos de forragens para caprinos, Limpeza e preparo de solo das áreas que serão cultivadas e implantação de sistema de Irrigação por gotejamento adaptado para a realidade de cada uma das 35 comunidades beneficiadas com o seguimento da caprinocultura leiteira, sendo 15 no município de Curaçá e 20 em Monte Santo. Também estão sendo realizadas atividades de capacitação dos produtores e continuidade dos trabalhos de ATER.
As execuções das atividades estão, a cargo do IDESA, das Associações locais e da bravura das famílias beneficiadas que de fato se empuderam do projeto e em forma de mutirão participam das atividades viabilizando a execução do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário