27 de mar. de 2012

CAMARA DE CURAÇÁ: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SEMEANDO RENDA NO MUNICÍPIO

O Projeto Semeando Renda, de inclusão sócio-produtiva coordenado pela Sedes, que prevê a construção de uma Usina de Beneficiamento de Leite e mais 15(quinze) UPLs – Unidades Produtoras de Leite, no interior do município de Curaçá, foi discutido em Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores, na manhã desta segunda-feira, 26.
A ocasião contou com a presença de representações de diversas associações, IPC – Instituto de Preservação da Caatinga, CDL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, União das Associações, dos vereadores Valberto Matos, Theodomiro Mendes, Januário Brandão, Arnaldo Gaudêncio e Cesar Mendonça, do assessor do Deputado Álvaro Gomes. Um dos diversos convidados, o secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Carlos Brasileiro, justificou sua ausência.
A razão da Audiência, segundo o vereador Valberto Matos, autor do requerimento que propõe a realização, se deu devido às divergências nas informações passadas pela Sedes – Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza e o Idesa, instituto contratado para gerenciar a implantação do Projeto no Município, e, ainda, o atraso no cumprimento do prazo estabelecido no contrato firmado, que está finalizando em 31 de março próximo, e ainda não foi cumprido às etapas previstas, dentre outros motivos.
O vereador argumentou que, desde junho de 2009, no lançamento do Semeando Renda, foi criada uma comissão com diversas representações para acompanhar o seu andamento, e, depois que o Idesa assumiu o comando, foi suprimido os trabalhos da mesma, inclusive, omitindo informações, fatos que deveriam ter sido explicados numa outra audiência realizada pela Câmara em outubro de 2010, sem comparecimento do Instituto. Segundo Valberto, no final de 2011, solicitou informações da Sedes, obtendo respostas de que se encontravam implantados apenas os bancos de forragens em 06 das 15 comunidades: Ipoeira, Primavera, Riacho Seco, Viturino e Novo Horizonte, com os sistemas de irrigação, fato contestado por não ser a realidade, como por exemplo, no Viturino onde as obras não tinham sido iniciadas. Em relação às construções, a Secretaria informou que será executado pela parceria Sedes, Sedir e CAR, informando também, os valores já investidos em cursos técnicos e trabalhos já executados. Nesse sentido, a ausência de um representante do Idesa, que, ora, confirmara sua participação, e do Governo Municipal na Audiência, foi lamentada pelos integrantes da mesa e os demais presentes, visto que as informações sobre o andamento, passadas pela Sedes, não batem com a realidade apontada pelas comunidades, necessitando, sobretudo, de esclarecimentos pelos referidos.
Ao final da Reunião, foi acordado a reativação da comissão já existente, criando, também, uma sub-comissão, para tentar contato, em caráter de urgência, por meio de uma audiência com a SEDES/ Governo do Estado e levar as pendências apontadas durante as discussões, cobrando as devidas providências.

Elias Fonseca
Ascom Câmara de Curaçá 








Nenhum comentário:

Postar um comentário