28 de mar. de 2014

SEMANA DA ÁGUA EM CURAÇÁ É MARCADA POR DIVERSAS ATIVIDADES

O Dia Internacional da Água é comemorado em 22 de março. Para celebrar a data, diversas instituições, entre elas, o Governo Municipal de Curaçá, realizaram, de 17 a 27 de março, uma série de atividades de sensibilização que mobilizaram estudantes de escolas municipais e estaduais, grupos artísticos e a população em geral. Também fizeram parte da organização: Projeto Ararinha na Natureza, IRPAA, SAAE, Paróquia de Curaçá, Sindae, Curaçá FM, Assec e IPC.

Os dias 17 e 18 foram marcados por palestras, no Clube de Mães, conduzidas pela Diretora Municipal de Meio Ambiente, Ivanilde Gomes, que abordou temáticas referentes ao rio São Francisco e o uso adequado da água. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a terceira idade, coordenado pela Secretaria de Ação Social, participou do momento.  No dia 19, houve celebração de missa com o tema ‘Água’ na Fazenda Rompedor, celebrada pelo Padre João Mendes. Na quinta-feira, 20, foi realizada exibição de vídeos, no Teatro Raul Coelho, além de palestras ministradas por técnicos do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), que abordaram a busca pela água no sertão nordestino e a captação de água da chuva. Palestraram: Lindomar Cavalho, Agostinho Pereira e Cícero Félix. O Projeto Ararinha exibiu vídeo-documentário sobre o rio São Francisco. Os trabalhos foram mediados pelo Padre João Mendes. “A água é patrimônio de todos os seres vivos. Deus nos deu a capacidade de administrar a natureza e seus elementos, mas nós precisamos fazer isso com responsabilidade”, ressaltou o Padre. Nesse mesmo dia, pela manhã e à tarde, o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Maurízio Bim, palestrou para crianças de 6 aos 13 anos, do Serviço de Conivência, na Unidade Sócio Educativa, sobre os temas: água tratada e tratamento de esgotos.  Às 19h foi realizada apresentação da Caravana da Cultura e Meio Ambiente, na Praça de Eventos.




Dia 21 aconteceu a 7ª Caminhada da Água, reunindo centenas de pessoas nas ruas da Cidade. Os participantes exibiram faixas de conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente. O grupo saiu da Praça do Fórum em direção à Orla Fluvial, onde aconteceram apresentações de estudantes; do Grupo de dança G-DECC, Capoeira Rdimidos, dança da Escola João Matos e do Grupo de Teatro Arte Livre, além do cantor Fernandinho. Ainda nesse dia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realizou distribuição de 2.000 alevinos (espécie tambaqui), doados pela Codevasf, nas localidades de Banguê, Poço de Fora, Esfomeado (Poço de Fora) e no Rio São Francisco, na sede do Município. A iniciativa contou com a participação de membros do Governo Municipal: Adriano Lima, Mauricio Brandão, Michel de Araújo e Ivanilde Gomes, que falou sobre a ação. “Queremos fazer o repovoamento de peixes e trazer conscientização sobre a preservação dos espaços aquáticos”, disse. Em Poço de Fora, a entrega de alevinos foi feita pelo Prefeito Carlinhos Brandão.

No sábado (22) o Departamento de Esportes realizou competições de futebol e vôlei de praia, na Ilha da Coroa.  Já no dia 25, os usuários do SCFV para jovens também assistiram a palestras sobre a água, no Clube de Mães. A Semana da Água foi finalizada com as apresentações da Caravana da Cultura e Meio Ambiente: dia 26, no Saco da Canoa e hoje (27) na Fazenda Cerca de Pedra (ambas em Riacho Seco).


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário