22 de abr. de 2014

ESPAÇO DA INFÂNCIA DE CURAÇÁ RESGATA A PRÁTICA DAS BRINCADEIRAS INFANTIS

Criado em 2010, o Espaço da Infância de Curaçá beneficia crianças na faixa etária de 3 a 6 anos, de unidades escolares municipais, Serviços de Convivência e população em geral, com brinquedos, atividades e jogos educativos. O local, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SMASC) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem o objetivo de resgatar a prática das brincadeiras infantis e proporcionar o aprendizado por meio de jogos lúdicos, conforme explicou a Orientadora Social, Daiane Caetano.

De acordo com Daiane, “nós trabalhamos para que as crianças se sintam em liberdade para ter o gosto pelo brincar. Aqui elas encontram brinquedos que muitas vezes não tem em casa, onde na maioria das vezes estão totalmente ligados às novas tecnologias. No Espaço da Infância se brinca de casinha, com jogos de mesa, quebra-cabeça, pega varetas, formas geométricas. Temos também o espaço da leitura e trabalhamos a convivência entre os alunos. Tudo isso contribui para o resgate do brincar”, ressaltou. Atualmente, o Espaço atende mais de 150 alunos, que são acompanhados também por uma Facilitadora Social e uma Psicóloga. “Algumas crianças necessitam de acompanhamento psicológico, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social. Trabalhamos ainda para amenizar e eliminar a questão da exploração sexual e do trabalho infantil”, acrescentou Daiane.

O local é elogiado pelos professores que acompanham os alunos na execução das atividades lúdicas. “É muito produtivo para as crianças, pois elas tem acesso a brinquedos interessantes, à contação de histórias e ao teatrinho. Percebo que cada aluno fica encantado, sem contar que o Espaço ajuda bastante na aprendizagem e proporciona diversão”, comentou Nashira Gomes Santos, docente da Creche Excelda do Nascimento.

O Espaço da Infância funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Capim Grosso, num prédio cedido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com cronograma já definido. Na segunda é realizado o planejamento interno; de terça à sexta-feira o local é frequentado, em dias alternados, por alunos das unidades: Creche Excelda Nascimento, Caminhos do Aprendiz, Chapeuzinho Vermelho e por usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na idade de 6 a 9 anos (aberta exceção). Já na sexta-feira, no período da tarde, o Espaço é aberto à população em geral. Para a utilização do local, é necessário cadastro no CRAS, que fica na Rua São Benedito, Loteamento Adolfo Viana.  


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário