9 de abr. de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE CURAÇÁ DISPONIBILIZA VACINA CONTRA HPV

O Município de Curaçá é um dos inseridos na campanha de vacinação nacional contra o Papilomavírus humano (HPV) – vírus sexualmente transmissível que pode provocar o câncer do colo do útero. A dose está sendo disponibilizada até essa quinta-feira (10), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), nos postos de saúde da Sede e do Interior do Município. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, a meta é vacinar mais de mil adolescentes, na faixa etária de 11 a 13 anos.

De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Cecília Maria Souza, a vacinação contra o HPV é composta por três etapas. “A primeira dose é a que está sendo disponibilizada em todo o Brasil, mas as adolescentes precisarão receber a segunda dose, daqui a seis meses, e a terceira após cinco anos da primeira. Tudo isso para a imunização ser completa”, explicou. Ainda de acordo com Cecília, já foram vacinadas 700 adolescentes curaçaenses. “No início da campanha nós vacinamos estudantes, por meio do Programa Saúde na Escola. Já atingimos 69% da nossa meta, que é vacinar 1.014 meninas. Estamos solicitando o comparecimento, às unidades de saúde, das pessoas que ainda não tomaram a dose”, ressaltou, acrescentando que “nós percebemos que uma população jovem tem morrido devido ao câncer de útero. Aí já entra a questão das adolescentes estarem dando início à atividade sexual bem cedo, sem a prevenção adequada. Uma pessoa estar infectada pelo HPV não quer dizer que ela vá ter o câncer do colo do útero, mas esse vírus é um dos grandes causadores”, frisou.

Para se vacinar é necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação. As unidades de saúde do Município funcionam das 8h às 17h.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário