27 de jun. de 2014

PROFESSORES DE CURAÇÁ PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PELO PNAIC

Docentes, da Sede e Interior de Curaçá, participaram hoje (26) e ontem (25), no Centro de Ensino Superior, da penúltima etapa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto é uma parceria entre o Governo Federal e Municipal, que tem o objetivo de alfabetizar os alunos até os oito anos de idade, sempre na idade correta, conforme critérios do Programa.

Em Curaçá, cerca de 80 professores participaram da formação, que tem a duração de dois anos. “Estamos encerrando esses dois dias de formação em língua portuguesa, mas o encerramento do ciclo, de fato, é em agosto, quando acontece a apresentação dos trabalhos feitos em sala de aula e após será iniciado o trabalho com matemática. A formação é dividida em módulos, e, esses dias, nós trabalhamos a ‘avaliação’ e ‘ludicidade’ em língua portuguesa. O Programa contempla bolsa aos professores, além de formação pelo FNDE” ressaltou a Coordenadora, Gabriela Dantas a qual ainda revelou que logo mais a coordenação deve ser assumida por Maria das Graças Barbosa.
A capacitação está sendo ministrada por Orientadores de Estudo, que são profissionais da própria Rede Municipal de Ensino de Curaçá, treinados na unidade regional do PNAIC, a qual fica na Universidade do Estado da Bahia em Juazeiro. Segundo Gabriela, as orientadoras são as pedagogas: Josicléia, Tércia, Maria Auxiliadora (1º, 2º e 3º anos) Maridória, Emanuela e Jumária (Multisseriados). 
A Docente Márcia Jericó, da Sede, falou a respeito da formação: “é um trabalho muito bom. A gente vem aprendendo muito mais a trabalhar, com os alunos, de forma diferenciada. O material e os métodos que vem são todos aproveitados para nosso trabalho em sala de aula”. Catiane Silva, Professora residente no Perímetro Irrigado de Pedra Branca, também aprovou a capacitação: “Todos os módulos foram bons e trazem simplicidade na forma de execução. Também a integração foi um ponto positivo porque, além da troca de experiências a gente consegue produzir mais em conjunto. Em todos os momentos fomos bem atendidos, com recepção, tudo com apoio da Prefeitura. Agora vamos levar os conhecimentos e os métodos para o nosso dia-a-dia”, disse a Professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário