29 de jul. de 2014

ÓBITOS POR CAUSAS MAL DEFINIDAS SÃO REDUZIDOS EM CURAÇÁ

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curaçá, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, constatou diminuição de óbitos por causas mal definidas (OCMD), em levantamento realizado comparando-se os anos de 2011 a 2013. De acordo com dados do Setor, averiguou-se que, em 2011, 26 mortes foram atestadas como por causas mal definidas; em 2012, o total foi de 29; já em 2013, o indicativo foi de 16 mortes.
A Diretora da Vigilância em Saúde, Cecília Maria Aguiar, ressaltou que a SMS atuou em prol da redução de dados, inclusive realizando reuniões, o ano passado, com as equipes de Saúde da Família. “Apresentamos aos profissionais os indicadores dos anos anteriores a 2013, onde foi constatado que muita gente estava morrendo, mas não se tinha uma definição de causa. Então, ficou estabelecido que as pessoas que morressem em casa, mas que faziam acompanhamento nas Unidades de Saúde, a certidão de óbito, indicando a causa, seria emitida pelo médico daquela unidade de referência”, explicou Cecília, acrescentando que antes, quando uma pessoa morria, os familiares procuraram o Cartório da Cidade, juntamente com testemunhas, e o próprio Fórum emitia a certidão de falecimento. “Nós ajustamos isso com o Cartório, estabelecendo que só se liberaria a certidão com a autorização da Secretaria de Saúde. Vale ressaltar que se a pessoa não estiver fazendo acompanhamento em nenhuma unidade, a gente já aproveitava a presença da família na Secretaria de Saúde para preencher a ficha de investigação de óbito e depois esse documento é enviado à 15ª Diretoria Regional de Saúde e posteriormente à Secretaria Estadual. Tudo isso para que tenhamos o conhecimento das causas das mortes”, frisou.
Maria Cecília explicou ainda que o Município já possui, atualmente, dados positivos. “A Secretaria Estadual de Saúde preconiza que do total de mortes 90% precisam possuir causas definidas e nós estamos trabalhando para atingir essa meta. Já temos bons resultados, pois 85,20% das mortes já são atestadas como por causas definidas”, informou Cecília. Também conforme dados da Vigilância em Saúde, as principais causas de morte no Município são respectivamente: doenças do aparelho circulatório (infarto e acidente vascular cerebral – AVC; causas externas (acidentes envolvendo transportes e agressões) e neoplasias (câncer). Cecília enfatizou que o levantamento exerce influência positiva na hora de se traçar estratégias de saúde para Município. “Agora sabemos do que as pessoas estão morrendo e estamos atuando para reduzir essas mortes, uma vez que são causas totalmente evitáveis. Já estamos programando e colocamos como meta, para esse ano, a realização de uma campanha para a redução de acidentes envolvendo automóveis, junto ao Departamento Estadual de Trânsito, o Detran”, adiantou.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário