19 de ago. de 2014

2ª AGROFAM: PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE CURAÇÁ RECEBE SERVIÇOS ESTRUTURAIS

O Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), vem promovendo planejamentos, mudanças e reformas no Parque de Exposições Durval Coelho de Aquino. O objetivo, de acordo com informações da SMRD, é preparar o espaço para a 6ª Expo-Curaçá (exposição e feira de animais) e 2ª Agrofam (feira da agricultura familiar), que acontece de 4 a 7 de setembro em Curaçá-BA.

O zelador do Parque, Augusto César Santos (Bigúia) está coordenando as atividades, a saber: reforma de banheiros e acomodações para tratadores, construção da pista para julgamentos e da plataforma de ordenha (ambas a iniciar), produção de feno para distribuição aos criadores participantes do Evento e pequenas reformas nos Pavilhões. “Já fizemos mudanças em parte dos telhados do Pavilhão ‘Demerval Lopes Vieira’, o que dá nome a um criador de animais de Curaçá, que era da Fazenda Salobra, na Barra Grande. Nesse Pavilhão está previsto que fiquem os caprinos de leite. O Pavilhão 2, que se chama ‘Edson Farias’, em homenagem a outro criador de animais, da Fazenda Poioca (também região da Barra Grande), ainda precisa de reforma no telhado e deve abrigar animais de potencial de carne. Já o Pavilhão 3, que recebe o nome de ‘Gilberto Souza Silva’, criador de animais da Fazenda Curaçá, recepcionará os animais de qualidade genética”, antecipou Bigúia, o qual revelou ainda que essa definição de lugares ainda está em discussão entre criadores e SMDR.

Todos os funcionários da SMDR estão mobilizados de alguma forma para o Evento que deve atrair criadores de Curaçá e região, conforme expectativa do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, o Veterinário Luiz Barros. Curaçá possui o maior rebanho caprino do Brasil, com 188.854 cabeças, de acordo com o Censo Agropecuário de 2006 (IBGE Cidades). “Achamos que é preciso mostrar às autoridades e órgãos de financiamento o potencial da nossa agricultura familiar e a capacidade da capinovinocultura, principal fator econômico de Curaçá e região, mas que não consegue atender à demanda do mercado nacional. Com a Expo-Curaçá, pretendemos mostrar nosso melhor, além disso, promover o intercâmbio técnico e estimular vendas de animais. Com a Feira da Agricultura Familiar (Agrofam), nosso objetivo é incentivar a organização comercial dos nossos micro e pequenos empresários”, disse o Secretário.

O Evento está previsto para o primeiro fim de semana de setembro e deve contar com: competição de animais por peso e produção de leite (com premiação), barracas, estandes promocionais e de órgãos especializados, restaurante, shows musicais e outras apresentações culturais e demonstrações técnicas.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá




Nenhum comentário:

Postar um comentário