12 de ago. de 2014

CURAÇÁ REALIZA PRIMEIRO FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF



O Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania (SMASC) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na manhã dessa terça-feira (12), no Clube de Mães, o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) - Município Aprovado (2013-2016). O Evento reuniu representantes políticos, psicólogos, conselheiros e sociedade civil. O objetivo, conforme ressaltou a Secretária da SMASC, Juçaria Brandão, foi discutir políticas públicas e ações estratégicas para a diminuição das desigualdades sociais entre crianças e jovens curaçaenses.  

A abertura aconteceu com a execução do Hino Nacional e apresentação dos grupos de percussão e cantigas de roda dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Em seguida, houve a formação da mesa e os pronunciamentos. “As crianças e adolescentes de Curaçá sonham com dias melhores e para isso é preciso que sejam desenvolvidas políticas e ações agora, para que tenhamos um futuro de glória”, pontuou Jéssica Lima, representante do Núcleo da Criança e do Adolescente de Curaçá (NUCA). A Vice-presidente do CMDCA, Denize Carvalho, falou sobre o Selo Unicef. “Envolve mobilização social, desenvolvimento das capacidades técnicas do Município e monitoramento multiplicador, com a participação de todos”, frisou. O Secretário de Governo, Josemário Brandão, saudou os presentes e fez leitura de uma mensagem do Prefeito, Carlinhos Brandão, que não pôde estar presente, mas enfatizou que o tema do Fórum é de total interesse do Governo.  Juçaria Brandão explicou que o Fórum faz parte dos trabalhos que os Municípios inseridos na disputa pelo Selo Unicef precisam realizar. “O Selo foi uma adesão do Prefeito Carlinhos Brandão e demonstra que é compromisso dessa Gestão tratar bem e de forma igualitária os nossos jovens. Com a realização desse fórum, a cidade de Curaçá busca se consolidar ainda mais como Município aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Dessa forma, estamos nos esforçando para conseguir o selo e ficarmos assistidos pelo Unicef”, ressaltou.

Por volta das 10h, foi realizada palestra, ministrada pelo Pedagogo José Expedito Félix, que falou sobre assuntos relacionados aos temas de discussão, previstos em Guia de Orientações do Unicef, que são as reduções de desigualdades relacionadas a: gênero, raça, etnia, renda, condição pessoal, território e idade. “Curaçá tem tido avanços bons, pois vemos que os índices de desigualdades do Município são menores que o geral na Bahia e isso nos dá uma perspectiva de que vai melhorar mais ainda”, pontuou. Os mesmos temas também estiveram expostos por meio de placas, pelas crianças dos SCFV, e após foram postos em discussão, com a formação de seis grupos de trabalho. “É a partir dos grupos que serão abertas as discussões e debatidas propostas que beneficiarão nossas crianças e adolescentes”, comentou Elieuzina Rodrigues, Assistente da SMASC.  Também marcaram presença no Evento: o Secretário de Finanças, Jaironilton Dantas; o Procurador do Município, Wellington Cordeiro; os Vereadores Januário Ferreira e Rejane Sângela; o Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Silvino Filho; além dos Diretores Eneilton Ramos (Esportes) e Sérgio Ramos (Cultura). Ainda de acordo com informações da SMASC, a próxima etapa do Selo Unicef será uma capacitação, entre os dias 5 e 6 de setembro, em Senhor do Bonfim-BA, com os articuladores do Selo nos municípios.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário