23 de ago. de 2014

TRIBO TUMBALALÁ É BENEFICIADA COM MELHORIAS ESTRUTURAIS

O Governo Municipal de Curaçá vem realizando uma série de melhorias estruturais em todo o Município. Dessa vez, a comunidade indígena “Tumbalalá”, localizada na Missão Velha, no Distrito de Pedra Branca (a mais de 100 km da Sede), foi a beneficiada com a recuperação e abertura de nova estradas para o melhor acesso. De acordo com moradores do local, alguns trechos nunca tinham passado por qualquer reforma, o que dificultando o tráfego de veículos e de pessoas.
O comunitário e índio João Alfredo, falou sobre o problema que a Comunidade de Missão Velha enfrentava. “Não tinha possibilidade de entrar carro aqui em algumas partes e nunca tinha sido feito esse serviço, especialmente aqui na beira do Rio, que é um areal. Quando adoecia alguém, a gente tinha que levar a pessoa numa rede até outra estrada. O que era produzido na casa de farinha tinha que ser levado a pé. Além disso, foram feitas limpezas em algumas áreas como próximo da Escola e os serviços continuam”. O Cacique Tumbalalá, Miguel Barbalho, também fez boa avaliação a respeito dos serviços. “Era ruim também para as crianças irem à escola, devido ter uma areia muito fina no percurso. Mas agora foi feito cascalhamento e a situação melhorou bastante e as crianças são transportadas até aqui às casas”, relatou Miguel.
Ainda de acordo com Miguel, foi realizada ainda a construção de uma estrada que dá melhor acesso à igreja da localidade e outra via com 8 km de extensão. “Essa estrada também dá acesso à BA 210 e ela foi uma riqueza para nós. A gente ficava praticamente preso; tinha que rodear por Pedra Branca ou Abaré para chegar onde queria. Temos que lembrar que isso é obra do Governo Municipal e nunca se faz tanto por nossa localidade”, frisou o Cacique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário