8 de set. de 2014

6ª EXPO-CURAÇÁ E 2ª AGROFAM SÃO BEM AVALIADAS


De 5 a 7 desse mês, Curaçá realizou sua sexta Exposição de Animais com feira (Expo-Curaçá) e ‘2ª Feira da Agricultura Familiar – Agrofam’. O Evento aconteceu no Parque Durval Coelho de Aquino, no Vale. A programação contou com concursos para animais com potencial de peso e produção de leite, inclusive com premiações do 1º ao 3º lugares, exposição peixes, de produtos agrícolas e artesanato, além de apresentações musicais. O concurso da ‘Miss Agrofam 2014’ não aconteceu por falta de concorrentes.

No dia 5 (sexta-feira), devido à falta de energia elétrica, não aconteceu a abertura do Evento que se deu na manhã do dia seguinte. Mas houve a recepção de animais e criadores de Curaçá e Região. O show marcado para sexta, com Zé de Célia (voz e violão) aconteceu somente no domingo. Cassiano Ricardo se apresentou no dia 6 à noite. Pela manhã, Zé Maria ‘toca tudo’ fez transmissão ao vivo no seu programa de rádio da Grande Rio AM, com participações especiais de Vera de Maria Maga, Rivonety Cavalera e contos do humorista curaçaense, Zé Reis.

Na tarde do sábado aconteceram os julgamentos dos animais de peso e leite, pelo Veterinário, e juiz de caprinos e ovinos, Salvador Santana Silva. Participaram ovinos da raça Dorper e caprinos Saanen e Anglonubiano. Os animais mais premiados foram os de Cícero da Mota, da Fazenda Malhada Real, o qual é um dos maiores destaques regionais de criação de caprino da raça anglonubiana de boa genética e que vem vencendo seguidamente os julgamentos em outras feiras. “Em Curaçá, muitas pessoas vem criando esses animais. Eu, já crio há seis anos. Tem muito mercado, falta é animais. A gente tem vendido todos, inclusive cabritos ainda na barriga da cabra. E nessas exposições, a gente tem buscado mostrar mais ainda nosso produto”, disse Cícero. Outro criador que se destacou por expor bons animais foi Salomão Ribeiro (Neto). “Hoje estamos buscando melhorar os rebanhos de ovinos e caprinos para leite e carne. Isso mantém nossa sobrevivência e ainda sobra dinheiro, especialmente quando vende animais de boa genética. Sobre a Exposição de Curaçá, eu gostaria de parabenizar todos os organizadores pelo Evento”, falou o criador de Uauá-BA.
 
Na 2ª Agrofam, houve participação de micro e pequenos empreendedores de: Nova Jatobá, Ferrete e Esfomeado (Curaçá-BA), Malhada de Areia e Pinhões (Juazeiro-BA). “A gente produz o material e quer divulgar para as pessoas do Município e aos visitantes. Não existe emprego para todos, por isso temos que ser empreendedores para garantir nosso sustento. Aí precisamos muito que aconteçam essas feiras para divulgar”, explicou o Artesão Daniel Gonçalves, da Comunidade Quilombola de Nova Jatobá, em Curaçá. “Precisamos garantir que esses momentos aconteçam mais de três dias por ano, especialmente por causa do nosso potencial. Quero aproveitar para agradecer a todos que contribuíram para o sucesso dessa Exposição e Feira, em especial ao nosso Prefeito Carlinhos Brandão por ter garantido toda a logística; ao Secretário de Governo, Josemário Brandão; aos vereadores presente no Evento: Januário Brandão, Beto Araújo e Wanderley Loureiro; e à equipe da SMDR pelo empenho e união”, disse Luiz Barros, Secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR.

Conforme dados SMDR, ingressaram na 6ª Expo-Curaçá 263 animais (sendo 161 caprinos), de Curaçá, Juazeiro, Casa Nova, Andorinha, Senhor do Bomfim e Uauá. A fiscalização foi realizada pela Agência de Defesa Animal da Bahia – ADAB, que impediu a entrada de 49 animais. Além da ADAB, apoiaram o Evento: EBDA, Mata Branca, SEBRAE, STR Curaçá, Cesol, Posto Curaçá; e patrocínio de: Aki Papelaria, Bode Assado e Cia, Supermercado Pague Menos, Rede Erguer, Assis Móveis, Icofort, Macoagro, Bom Preço Rações.  

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário