1 de out. de 2014

EMOÇÃO MARCA INAUGURAÇÃO DA ADUTORA DO FORRÓ EM BARRO VERMELHO

Nessa terça (30), Barro Vermelho, Distrito de Curaçá (54 km da Sede) vivenciou momento de muita emoção durante a inauguração do Sistema Integrado de Abastecimento de Água – SIAA de Curaçá, obra que fico bem conhecida como Adutora do Forró. Pela primeira vez na história do Distrito, um Governador da Bahia vem inaugurar uma obra no lugar. Autoridades locais e regionais, e população de Curaçá marcaram presença. Um total superir a 600 pessoas acompanhou a Solenidade de Inauguração que também teve as presenças das Primeiras-damas do Estado, Fátima Carneiro Mendonça, e do Município, Jussara Dantas; além de secretários municipais, vereadores e representantes de organizações da sociedade civil e imprensa regional.
O Governador Jacques Wagner chegou de helicóptero ao Distrito, acompanhado do cantor Adelmário Coelho, filho de Barro Vermelho. No campinho de futebol, os dois foram recepcionados pelo Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, também filho do Distrito. Logo, acompanhados por uma multidão, se dirigiram à Estação Elevatória – EE  de Barro Vermelho, onde descerraram a placa de inauguração do Sistema, sob a observação também dos técnicos da MRV, empreiteira responsável pela Obra; e CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia), órgão fiscalizador da construção do SIAA. Depois, o grupo observou a saída de água do Rio São Francisco ainda na EE e saíram pelas ruas de Barro Vermelho acompanhados pela multidão, pela Fanfarra do Colégio Modelo, de Juazeiro-BA, e Famuca (Fanfarra) de Curaçá, esta que o recepcionou onde caminhada terminou, ao lado da centenária Igreja de São João Batista, em que, no palanque, aconteceu um ato público.
Juninho Martins, pequeno sanfoneiro, fez uma homenagem a Adelmário, tocando e cantando um forró, acompanhado por seu pai, Zezinho da Ema, também sanfoneiro. Estudantes das escolas Eurico Dutra (Barro Vermelho) e Getúlio Vargas e Francisco Félix (Poço de Fora) também trouxeram homenagens ao cantor por meio de mensagens e apresentações. O Advogado Hélio Oliveira fez um discurso relembrando da infância de Adelmário e de como as pessoas antigamente improvisavam para ter acesso à água no Distrito. Assim como Hélio, o também barrovermelhense José Wilson agradeceu ao Governador pela Adutora. O Diretor da CERB, Bento Ribeiro, fez um resumo das obras do Governo do Estado na área de abastecimento de água. Adelmário fez discurso emocionante falando da infância e de sua luta para que o ‘sonho da Adutora’ se realizasse. “A gente bebia água da Cacimba Velha, água salgada. Hoje, nosso povo vai beber água do Rio, doce. Graças a Wagner, que conheci no Polo Petroquímico de Camaçari, eu peão, ele sindicalista. Em virtude de uma amizade e confiança que construímos ali, eu pedi a ele que levasse água para meu lugar, e hoje se realizou nosso sonho”, disse Adelmário que cantou a canção “Forró molhado”, tema e título, segundo ele, dado pelo próprio Governador na ocasião da assinatura da ordem de serviço da Obra. Adelmário ainda frisou que o pedido foi feito a ele pelo comunitário do Distrito Agostinho Souza, o qual também fez discurso emocionante, a respeito da importância da ‘Adutora’, e que fez até o Governador chorar. Wagner fez um resumo do processo inicial até a construção do SIAA. “Temos um compromisso com o povo da Bahia, são mais de quatro milhões de beneficiados com sistemas de abastecimento de água no Estado. E veja que alegria aqui hoje, um pedido de Adelmário atendido e tive o prazer de ver pessoas alegres, emocionadas, por algo que fizemos que é tão básico. Isso é um presente para mim. E reafirmo o compromisso de ampliar o sistema para atender Patamuté e Mundo Novo (em Curaçá)”, disse o Governador. Logo após a Solenidade foi encerrada e foi servido almoço a todos os presentes, e houve shows solidários de Ivan Araújo e Júlio do Acordeon, tudo por iniciativa dos comunitários de Barro Vermelho com apoio da Prefeitura de Curaçá (logística), da Polícia Militar (segurança). “Estou muito feliz porque conseguimos fazer uma festa em todos os momentos. Foi uma luta de toda comunidade para homenagear aqueles que permitiram essa grande conquista para nosso Barro Vermelho”, evidenciou Marizinha Oliveira, uma das coordenadoras dos festejos realizados durante a Inauguração.


  
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá
Fotos: Maurízio Bim, Kelly Ferreira e Jhonatha Gutiery

Nenhum comentário:

Postar um comentário