18 de fev. de 2015

SAAE JÁ OPERA NOVO SISTEMA DE TRATAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Curaçá é a empresa responsável pelos serviços de saneamento básico (água e esgoto) no nosso Município. Opera sistemas na Sede, nos distritos, nos povoados de Mundo Novo, São Bento, Pedra Branca e em 19 localidades da beira do Rio São Francisco. Recentemente começou a operar o Sistema Integrado de Abastecimento de Água – SIAA que, além da Sede, abastece, com a ‘Adutora do Forró’ as localidades de Barro Vermelho, Poço de Fora, Esfomeado, em Curaçá, e também Pinhões em Juazeiro.

Segundo informações do Operador de Estação de Tratamento de Água – ETA, Responsável pelo setor do SIAA, Ricardo Oliveira, o trabalho no novo sistema começou em outubro. “O pessoal da construtora MRM deu instruções para a operação na ETA, mas nas elevatórias fomos nós mesmos que iniciamos. Não tinha muita coisa de diferente no Sistema, somente é maior, dá mais trabalho”, revelou Ricardo. Ainda falta alguns ajustes, foi o que concluiu o Operador. “Tivemos dificuldades na elevatória de reuso. Tá havendo muito desperdício de água. Essa elevatória recebe água utilizada na lavagem de filtros que deveria ser novamente refiltrada. A bomba que a construtora instalou não dá conta do volume, com isso o reservatório fica sempre derramando”, explicou Ricardo.

Por outro lado, o SIAA trouxe um grande benefício à população. De acordo com o Chefe do Setor da ETA, Edson Mangabeira, a água tem sido clareada com facilidade mesmo quando a água do Rio está muito barrenta. “A população reclamava muito da água nas torneiras, mas agora a água está saindo clara”, disse o Chefe da ETA. “Teve só uns dias em que se precisou ligar o antigo sistema, aí a água saiu barrenta, mas agora só está funcionando o Novo Sistema, e a água tem sido fornecida bem clarinha e devidamente clorada”, garantiu Ricardo.

Também em Barro Vermelho e Poço de Fora os complementos dos SIAA tem sido operados devidamente pelos funcionários locais. “O cloro que é introduzido manualmente na água se mantém dentro do padrão até Pinhões. As conferências são constantes. O Diretor nos falou que vai instalar bombas dosadora para melhorar mais ainda o processo de tratamento naquelas localidades. Eu estou acompanhando esses serviços e fazendo, juntamente com os outros operadores, as análises de água e as leituras técnicas desde a estação elevatória da Melancia até Poço de Fora”, complementou o Operador.

Quando o SIAA estava sendo construído, havia um burburinho local de que o SAAE não daria conta de operar e manter esse Sistema. “Quando o Município passou os sistemas do ‘Água para Todos’ para o SAAE administrar, também se falava isso. Hoje a gente já os opera e fizemos muitas renovações porque recebemos muitos sistemas deficientes, com danos e conseguimos melhorar. Assim estamos fazendo com o SIAA, é um desafio, e quem conhece a história do SAAE de Curaçá sabe que sempre vivemos de desafios”, frisou o Diretor da Autarquia, Jean Marcelo Aquino.

Informações da Assessoria de Comunicação do SAAE de Curaçá
Fotos: Jurandir Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário