9 de mar. de 2015

VENCEDOR DO CONCURSO DE LITERATURA DE CORDEL DO FESTIVAL DE UMBÚ É CURAÇAENSE

Representando o município de Curaçá, o poeta cordelista Demis Santana (Ademir Santana Silva), foi o primeiro colocado no Concurso de Literatura de Cordel do 7º Festival do Umbu da COOPERCUC em Uauá-BA, com o texto intitulado: 2015 Ano Internacional dos Solos, que versou sobre o esgotamento dos solos do planeta Terra. No cordel, Demis fala da emergência em recuperar estes recursos naturais de extrema importância.

“Estamos usando o solo
De forma equivocada
Com manejos agressivos
Técnicas ultrapassadas
Assassinando a terra
Com venenos e queimadas.

A água e também os solos
Sofrem contaminações
Pelos físicos fenômenos.
E também outras razões.
E a grande fertilidade
Sofre diminuições.

A superfície da Terra
Encontra-se ameaçada
Podemos viver o caos
Da tragédia anunciada
Com os solos esgotados
E as florestas dizimadas.”

Os textos foram julgados por uma comissão de pessoas de reconhecida competência na área literária, eleitos pela comissão organizadora do Concurso Cultural de Literatura de Cordel do 7º Festival Regional do Umbu. Foram levados em consideração os seguintes critérios: Criatividade, Originalidade, Adequação dos recursos poéticos e linguísticos e a correspondência dos recursos estilísticos, figuras e imagens com o tema proposto.

Todas as obras agraciadas com o prêmio do Concurso Cultural de Literatura de Cordel durante o 7º Festival Regional do Umbu passarão a fazer parte do acervo e ficarão em exposição por tempo indeterminado na sede da  COOPERCUC realizadora do 7º Festival Regional do Umbu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário