20 de abr. de 2015

MINI CONFERÊNCIA EM CURAÇÁ DISCUTE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SECD), realizou, neste sábado (18), na Quadra Poliesportiva do Colégio Ivo Braga, uma mini Conferência. O objetivo é discutir a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), o qual abrange metas educacionais a serem alcançadas pelo Município em um período de 10 anos. Marcaram presença no Evento: gestores municipais, educadores da Sede urbana e da Sede rural de Curaçá e ainda de escolas estaduais; alunos, pais e representantes de associações, sindicatos e igrejas (Católica e Evangélica).

A abertura da mini Conferência teve início por volta das 9h, com a composição da mesa e execução do Hino do Centenário de Curaçá. Em seguida, foram realizados os pronunciamentos. A Secretária de Educação, Valdelina Aquino, frisou que o PME é uma determinação do Plano Nacional de Educação, sendo de responsabilidade do órgão gestor, das instituições e da sociedade civil.  “Envolve levantamento de dados, informações, análises, consultas públicas, decisões e acordos políticos e nada disso acontece de forma isolada. O novo Plano Nacional determina que todos os municípios devem elaborar seus planos e nós precisamos estar com o nosso produzido, debatido e aprovado até o dia 24 de junho de 2015. Não se trata apenas de uma exigência legal, mas é uma forma de garantir os direitos do cidadão”, ressaltou Valdelina, acrescentando que o PME deve estar articulado com os planos Nacional e Estadual, tendo a responsabilidade de traduzir e conciliar os desejos, as necessidades e as capacidades educacionais do Município. “Curaçá tem grandes educadores e nós sabemos que a educação é o coração de tudo. Por meio desse Plano, tenho certeza que será deixado um marco para o Município. Vamos aproveitar essa oportunidade para fazer o nosso melhor e dar uma boa educação para toda a população”, enfatizou o Prefeito Carlinhos Brandão.




Ainda durante a mini Conferência, todos prestigiaram uma apresentação teatral, com direção de Sérgio Ramos (Diretor de Cultura), a qual focou, de forma lúdica e descontraída, a importância da elaboração do PME e da educação como um todo. Já por volta das 10h, houve divisão de grupos por salas e o debate de temas específicos, sob a orientação da Comissão Executiva de elaboração do Plano e as subcomissões (formadas por educadores do Município). Alguns temas debatidos foram referentes ao Ensino Fundamental e anos iniciais; promoção social e saúde na escola, Educação Infantil, Ensino Médio, Educação Superior e Educação Profissional, Educação Indígena e Quilombola, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  “O Plano será importante para direcionar o nosso trabalho e traz metas para o que desejamos conquistar, dando aos professores a possibilidade de debaterem junto com a sociedade a melhoria na qualidade do ensino”, avaliou o docente Alesxandro da Silva, o qual atua na Escola Liberato Félix Martins (Povoado de São Bento).   

O Evento foi finalizado às 13h. De acordo com informações da Comissão Executiva do PME, também serão realizadas mini conferências no interior do Município. No dia 22 de abril, serão contempladas as localidades de Riacho Seco e Agrovilas. No dia 23, acontece mini conferência em Poço de Fora, a qual reúne educadores de Barro Vermelho e em Patamuté, na mesma data, com a presença de professores de Mundo Novo.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário