23 de jun. de 2015

DIVERSAS APRESENTAÇÕES MARCAM O SÃO JOÃO DAS ESCOLAS DE CURAÇÁ

A Praça de Eventos foi palco do São João das escolas municipais e estaduais de Curaçá. O ‘Arraiá do Matuto’, como foi nomeado, teve a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SECD) e contou com apresentações diversificadas, a exemplo de quadrilhas, do tradicional casamento matuto e muita animação. Centenas de pessoas marcaram presença, entre alunos, pais, docentes, representantes do Governo Municipal e população em geral.

A abertura do Evento aconteceu às 19h, com a participação dos alunos da Escola Municipal Caminhos do Aprendiz, a qual inovou, trazendo o ‘Forró Prendiz – No mundo encantado dos contos infantis’ e apresentou o casamento da Bela e da Fera, resultado de um projeto já trabalhado pela Escola, conforme explicou a Coordenadora Pedagógica, Liz Araújo. Após, se apresentaram os estudantes da Escola Municipal Aparecida do Norte, da Fazenda Jatobá e da Aldeia indígena Atikum-BA. Em seguida, houve participação da Escola Municipal Caminho da Cidadania, a qual já havia promovido seu arraiá, no fim da tarde, na própria unidade de ensino. A locução do Evento foi feita por Wesley Fernandes, do João Matos, Colégio que apresentou quadrilha. Também participaram: o Colégio Municipal Scipião Torres e os colégios estaduais José Amâncio Filho e Manoel Novaes, o qual demonstrou celebração de casamento matuto, de forma bastante descontraída. “Eventos assim são muito importantes, pois exaltam a cultura nordestina”, frisou a Diretora da Caminho da Cidadania, Ana Lúcia de França. A Secretária de Educação, Valdelina Aquino, falou a respeito da unidade das escolas para a promoção do Arraiá. “Essa foi uma grande oportunidade de integrar as escolas estaduais e municipais, que puderam mostrar à comunidade o trabalho que tem sido desenvolvido pelos alunos e professores. Algumas escolas não se apresentaram na Praça, pois já tinham programado seus festejos juninos, mas essa foi uma boa experiência, a qual será amadurecida nos próximos anos”, disse.

Com o ambiente repleto de bandeirolas e barracas de comidas típicas, os estudantes também capricharam nos trajes coloridos, quadriculados e misturaram diversos ritmos, tendo o forró como o principal. “Gostei muito de participar e posso dizer que existe uma troca de conhecimento grande entre todos os envolvidos”, disse a Estudante Arem Millena (12). A última apresentação da noite foi da Junina G-DECC, a qual trouxe um belo espetáculo com a temática ‘tempo’, sendo também bastante aplaudido pelo público. Também marcaram presença: Conceição de Maria dos Reis, Jaélio Lopes e Maria Auxiliadora (equipe da Educação), além do Prefeito Carlinhos Brandão e da primeira-dama, Juçaria Dantas, os quais bem avaliaram o Evento. O Arraiá foi finalizado por volta das 23h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário