21 de jul. de 2015

ACONTECE 2º ENCONTRO DE PRODUTORES DA COMUNIDADE SÃO JOAQUIM

A Associação dos Produtores Agropecuaristas Familiares da Comunidade São Joaquim e Região(APACSA) realizou, nesse sábado (18), o seu 2º ENCO-PACSA 2015 (Encontro de Produtores), o Evento foi iniciado às 11h e se estendeu até às 17h, no Sítio Rancho das Baraúnas, Comunidade São Joaquim, a 54 km da Sede curaçaense, no Distrito de Riacho Seco. Produtores da região, vereadores, lideranças comunitárias e sindicais; e técnicos participaram do Evento. Além do Prefeito Carlinhos Brandão, do Administrador Distrital de Riacho Seco, Antônio Araújo; e do Secretário de Desenvolvimento Rural, Nilton César Mendonça. Foram promovidas atividades de viabilização da comercialização de animais e de produtos oriundos da agricultura familiar dos diversos empreendimentos, troca de experiências sobre o sistema produtivo da caprinovinocultura, além de momento cultural com atrações locais, bebidas e petiscos.

De início, houve a recepção dos expositores, os quais trouxeram animais (caprinos e ovinos) que ficaram expostos no aprisco durante todo o dia. O Ciclo de Palestras começou logo após uma abordagem cultural da APACSA, feita por Maria do Socorro Meneses, Presidenta da (APACSA), evidenciando o histórico cultural da Comunidade. Depois houve uma demonstração de manejo alimentar para caprinos e ovinos, com repasse de conhecimentos sobre o uso de plantas forrageiras exóticas e nativas da caatinga, de acordo com Marcos Vinícius Borges, Chefe do Setor de Pecuária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR. “Foi utilizado um misturador para a atividade e isso chamou a atenção dos presentes que fizeram muitos questionamentos aos técnicos do IRPAA (Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada). Além disso, a gente promoveu uma discussão a respeito de sanidade de animais dentro de um aprisco; os produtores contribuíram muito e falaram a respeito das doenças”, complementou Marcos, que fez a palestra a respeito desse tema (sanidade animal).



A palestra sobre Regularização Fundiária e Cadastramento Ambiental foi feita pelos técnicos do IRPAA Victor Leonam e Vanderlley Menezes, que tratou dos parâmetros do processo de regularização e o cadastramento ambiental na Bahia. Robério Araújo, do SEBRAE (Serviço de Apoio à Pequena Empresa), falou a respeito do Empreendedorismo e economia Rural, abordando técnicas e conhecimento voltados à caprinovinocultura, especialmente no nosso município de Curaçá. Depois, foi aberta uma discussão a todos os presentes, os quais fizeram muitos questionamento e comentários, de acordo com informações dos organizadores. Por fim, já à tardinha, teve início o ‘Momento Cultural’, que adentrou a noite, com atrações locais, a exemplo do cantor Zé de Célia.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural aprovou o Encontro e falou da importância desses momentos. “Nosso desenvolvimento da caprinovinocultura depende do apoio às associações, levando conhecimento e estimulando a produção. A Prefeitura sempre vai dar apoio a esses eventos. É o que mais converso com o Prefeito Carlinhos. E a Secretaria estará sempre disponível para ajudar as associações nisso”, garantiu César Mendonça. Vanderlley, um dos organizadores do Encontro, avaliou como positivo o 2º Encontro, que também recebeu apoio de Gilmara Alves, da Sala do Empreendedor.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá
Fotos: Gilmara Alves e Marcos Vinícius Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário