8 de jul. de 2015

PROJETO ‘PATERNIDADE RESPONSÁVEL’ CHEGA A CURAÇÁ

Nessa terça-feira (7), foi realizada em Curaçá uma ação do Projeto ‘Paternidade Responsável’, do Ministério Público, o qual visa identificar, junto às escolas, crianças e jovens que não possuem o nome do pai na Certidão de Nascimento e promover o reconhecimento da paternidade, garantindo para a criança o direito à dignidade e à convivência familiar. A ação aconteceu na Promotoria de Justiça de Curaçá (Fórum) e beneficiou famílias da Sede e do Interior. O apoio foi das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto; Ação Social e Cidadania e Saúde, além do Conselho Tutelar.

O atendimento ao público foi realizado pela manhã e tarde, com o recurso de uma unidade móvel do Ministério Público e a atuação de diversos profissionais. “O Ministério Público tem diversas ações e uma delas é identificar as crianças e adolescentes matriculados na rede escolar que não tenham o nome do pai na Certidão de Nascimento. Primeiro, nós oficiamos a Secretaria de Educação para que fizesse esse levantamento e após, numa atividade anterior aqui em Curaçá, conversamos com as mães. Hoje estamos na fase de reconhecimento de paternidade, por meio da coleta do material para exame de DNA”, frisou o Promotor de Justiça, Márcio Henrique Pereira, acrescentando que foram identificados 600 alunos sem o nome do genitor na Certidão, mas pouco mais de 170 mães compareceram. “A Campanha se estende durante todo o semestre e nós pedimos às mães que ainda não vieram que procurem a Promotoria de Justiça”, alertou o Promotor Márcio Henrique. Também apoiaram a ação: conselheiros tutelares, enfermeiros, servidores da Educação, da Secretaria de Ação Social e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


“Esse Projeto é muito bom, pois toda criança precisa ser registrada pelos pais”, disse Josivaldo França, do Povoado de Mundo Novo, o qual fez o exame de DNA. A previsão é que os exames fiquem prontos num período de 30 a 45 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário