23 de jul. de 2015

TRIBO ATIKUN BAHIA OCUPA SEDE DA SECRETARIA DA SAÚDE INDÍGENA EM JUAZEIRO

Com vistas à melhoria da saúde da população indígena e da infraestrutura da tribo Atikun Bahia, instalada no município de Curaçá, a cacique Dejanira Jovelina Diniz acompanhada de mais vinte índios, ocupou na manhã desta quinta-feira (23) a sede da SESAI – Secretaria de Saúde Indígena em Juazeiro, instalada à rua Tufic Khoury no bairro Santo Antônio. Assim que chegou à cidade, a cacique Dejanira manteve contato com a nossa reportagem solicitando a presença da nossa equipe para repercutir a ação da tribo Atikun Bahia.

“Estamos aqui novamente  porque desde que ocupamos a sede da Funasa (Bairro Angari) em 2005 até hoje o governo não cumpriu nada do que prometeu à época. O que nós queremos é saúde, infraestrutura para nossa tribo, ou seja, mais dignidade. Até a enfermeira que trabalhava com a gente eles estão querendo mudar para colocar pessoas que não tem a menor afinidade com índio, pelo contrário, não olha prá gente, não conversa com a gente e quando toca no índio de imediato corre prá lavar a mão com álcool e isso nós não vamos aceitar. Estamos aqui para exigir a permanência da enfermeira” declarou Dejanira em entrevista.


A representante da tribo Atikun Bahia informou ainda que nesta sexta-feira (24) membro da Secretaria da Saúde Indígena na Bahia estarão chegando à Juazeiro para tentar resolver o impasse e a desocupação da sede do pólo base na cidade.

Fonte: Geraldo José

Nenhum comentário:

Postar um comentário