24 de ago. de 2015

COLÉGIO IVO BRAGA PROMOVE ‘DIA DO FOLCLORE’

Na manhã desse sábado (22), ‘Dia do Folclore’, o Colégio Municipal Professor Ivo Braga (CMPIB), em Curaçá, realizou uma série de apresentações de raízes folclóricas, típicas do Município. Aproximadamente duzentas pessoas, entre gestores escolares, professores, outros funcionários do CMPIB e estudantes, promoveram e acompanharam as exposições que foram desde painéis (em cartazes) até teatro de fantoches. O Evento aconteceu no ginásio de poliesportivo do Colégio. O trabalho foi conduzido pela Diretora Idenice Almeida e pela Coordenadora Pedagógica Josicléia Paiva, e teve apoio dos demais profissionais em educação. 


De início, às 8h30, Idenice explicou mais a respeito do ‘Dia do Folclore’ e as razões do Evento. “Este é um festival importante para nossa Cidade, pois temos muita força nisso. E hoje, no dia do folclore, vamos ver aqui tudo o que os estudantes prepararam nessas duas semanas em que trabalhamos esse tema em sala de aula, como atividade escolar”, frisou Idenice. Logo depois, os estudantes da 8ª série A e 4ªB, usando datashow, expuseram os pontos fortes do folclore em Curaçá, desde as festas populares aos contos e lendas mais comuns, passando também por folguedos como reisado e pastores (pastorinhos) de Belém. “Em Curaçá nós temos muitas manifestações culturais. Esse conjunto é o que chamamos de folclore. Esse trabalho apresentado aqui é importante para que conheçamos mais a respeito da nossa cultura”, falou a Professora Anne Gabriela, a qual fez menção à Festa dos Vaqueiros e à Marujada de São Benedito, destaques do folclore local. Anne ajudou na apresentação das estudantes, que também complementaram a exposição com figurino, cantos e passos na evidência de alguns folguedos como marujos e pastorinhos. No alambrado do ginásio, ficaram expostos alguns painéis com dados a respeito do folclore, inclusive alguns com informações a respeito de ervas medicinais muito presentes na cultura popular. Alguns desses cartazes foram expostos pelos estudantes aos presentes, inclusive relatando a importância de tais ervas na saúde das pessoas e no combate a doenças.

Algumas lendas como a do ‘Curupira das matas’, ‘Vitória-régia da Amazônia’, ‘Lobisomem’ e a de ‘Iara, a mãe d’água’ foram encenadas pelos alunos, e tiveram boa aprovação do público que aplaudiu muito, assim como foi com o teatro de fantoches, o qual trouxe a irreverência para o Evento com alguns contos engraçados. Também teve dança: de roda, com cantigas; do boi-bumbá (ao som da canção ‘Vermelho’ de Fafá de Belém); e de forró pé-de-serra com elementos do xaxado. Em todas as apresentações, as dançarinas vieram com roupas típicas. O público também se divertiu com as ‘advinhas’, em que charadas foram feitas por dois estudantes e os espectadores buscavam responder. Foi um momento de grande interação. Ainda teve uma interpretação da canção ‘O sapo não lava o pé’, por meio da língua brasileira de sinais (libras). Wilkaline Conceição, da 8ªA, cantou enquanto seus colegas se expressavam em libras.

Logo após, os professores fizeram, cada um, uma avaliação de toda a atividade, utilizando-se de somente uma palavra. ‘União’, ‘realização’ e ‘parabéns’ foram termos bem evidenciados. Por fim, o Professor Bosco Araújo entoou o Hino Nacional acompanhado por todos os presentes; e o Evento terminou, já por volta das 11h.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá


Nenhum comentário:

Postar um comentário