19 de ago. de 2015

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA É IMPLANTADA NO PROJETO CURAÇÁ

Técnicos do Centro de Estudo de Monitoramento de Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), juntamente com o diretor de Agricultura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Jailzon Sena, e o presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (AFRUPEC), Josival Barbosa, estiveram na noite desta segunda-feira (17) implantando uma estação meteorológica no projeto Curaçá, em Juazeiro.


O projeto é uma parceria entre o governo federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovação, o governo do Estado através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Agricultura (SEAGRI), e o governo municipal através da SEAPA.

A estação visa ampliar a rede de coleta de dados meteorológicos no semiárido baiano, especialmente nos períodos de seca, quando se torna ainda mais necessário o monitoramento do clima para a gestão dos recursos hídricos disponíveis. O líder técnico de projetos do CEMADEN, Guilherme Almeida, explicou que dentre outras aplicações, “os dados registrados pelas estações meteorológicas são importantes também para confirmar as perdas de safras por causa da seca ou excesso de chuvas, assegurando aos agricultores o direito de receber os seguros como o Garantia Safra”, destacou.

As estações meteorológicas medem a precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e a radiação solar, registrando e armazenando os dados por um ano. “Conhecidos estes cinco parâmetros meteorológicos, a estação calcula a evapotranspiração, ou seja, a necessidade correta de irrigação, dados estes que servirão para todos os agricultores da região, orientando-os quanto à quantidade de água a ser aplicada nas culturas desenvolvidas”, explicou o líder técnico de projetos Michael Romenito Júlio.

Segundo o diretor de Agricultura da SEAPA, Jailzon Sena, esses dados são de fundamental importância para a racionalização do uso da água. “Com a instalação da estação meteorológica, os produtores do distrito de irrigação terão informações diárias da quantidade correta de água a ser aplicada nos cultivos irrigados. Isso vai propiciar economia de água e energia, com reflexos na melhoria da produção e proteção ao meio ambiente, evitando-se o desperdício de água”, frisou.

Já o presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (AFRUPEC), Josival Barbosa, afirmou que a estação é mais um ganho para o município de Juazeiro. “O semiárido é uma região importante e sobre a qual temos poucas informações climáticas. As novas estações ajudarão na formulação do calendário agrícola, garantindo uma tomada de decisões mais eficazes, como a melhor data para plantio e manejo do solo”, disse.

Vale destacar que os dados podem ser obtidos por leitura direta no aparelho ou através do site www.cemaden.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário