20 de ago. de 2015

ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS EM CURAÇÁ: PARQUE DE EXPOSIÇÕES E FAZENDA ICÓ FORAM AS BASES ESCOLHIDAS

Duas estações meteorológicas automáticas (EMAs) estão sendo construídas desde ontem, terça-feira (18), em Curaçá. Os dois locais escolhidos para servirem de base de coleta de dados das EMAs são: Parque de Exposições Durval Coelho de Aquino (na Cidade) e a Fazenda Icó, no pé da Serra do Icó.  O Financiamento do equipamento e instalação é do Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Meteorologia (INPE). O Objetivo, de acordo com informações do Financiador, é monitorar o tempo e clima no Brasil e subsidiar demandas estratégicas da Agropecuária, Meio Ambiente, Defesa Civil, Saúde e outras. “O INMET/MAPA implantou e mantém operacional uma Rede de Estações Meteorológicas que engloba 288 estações convencionais, 476 estações automáticas e 8 estações de ar superior (radiossondagem), totalizando 772 estações meteorológicas”, segundo site do Instituto. Conforme dados do INMET, uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central ("data logger"), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc.), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.



O trabalho de instalação das EMAs de Curaçá está sendo acompanhado e apoiado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). Essa iniciativa nasceu em agosto do ano passado, quando o então Secretário da SMDR, o Veterinário Luiz Barros, esteve em Salvador, para assinar um convênio que garantiu esse equipamento. "A princípio era só um, na Fazenda Icó, mas depois houve uma ampliação para dois. “O Município entra para disponibilizar a base e garantir a segurança das estações meteorológicas, além da manutenção física do sítio de cada estação (limpeza e capina). Há um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), inclusive com outras instituições públicas”, explicou Barros, o qual revelou que os instrumentos das EMAs foram importados da Finlândia e com preço elevado, “portanto precisam estar seguros e também cumprir sua função socioambiental; lembrando que a climatologia é importantíssima para qualquer planejamento em desenvolvimento rural”, completou o Veterinário.

Depois de instaladas as estações, a SMDR pretende acompanhar os dados visando planejamentos gerais em termos de Município, foi o que antecipou o atual Secretário de Desenvolvimento Rural, César Mendonça. “Com o as informações da meteorologia específica para região de Curaçá, é possível fazer programação de plantios, esquematizar serviços de limpeza de aguadas antes das chuvas, dentre diversas outras ações. Ficamos muito felizes com a estação aqui no nosso Município. Agora vamos cuidar para que ela sirva por muito tempo aos curaçaenses”, complementou o Secretário.

 Mais informações no site do Instituto:



Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Fotos: Ascom, Adolfo Pire e Marcos Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário