14 de jun. de 2016

SANTO ANTÔNIO DE PATAMUTÉ - 2016

Esse mês, o Distrito de Patamuté, localizado a 70 km da Sede curaçaense, celebrou seu Padroeiro, Santo Antônio.  As comemorações tiveram sua culminância nos dias 11, 12 e 13, com programação religiosa e festa dançante. A realização é da Comunidade Católica local e do Governo Municipal de Curaçá.

No sábado (11), houve trezena na Igreja Católica, às 19h, coordenada por Jackson Prado, o qual deu boas vindas aos presentes e passou a palavra para Elenilza Carvalho, que emocionada também saudou a todos. “À comunidade de Patamuté, aos visitantes e aos estimados vaqueiros, aqui presentes, desejo que sejam todos bem-vindos a este encontro, onde se manifestam o amor e a graça de Deus”, disse. A animação musical foi realizada pelo Coral Santo Antônio. A reflexão da noite, com o tema: ‘Preservar a caatinga é nossa responsabilidade’ foi realizada pelo Vereador Theodomiro Mendes. Ao fim, os vaqueiros Otaviano Neves  e Renildo do Vale fizeram versos e aboios. Do lado de fora da Igreja, os vaqueiros desfilaram pelas ruas do Distrito. Já por volta das 22h, houve festa na Praça Central, com apresentação musical de Marcelo Silva e Forrozão Classe A.

Já no domingo (12), a programação religiosa começou às 5h, com alvorada festiva e encontro de fieis em frente à Igreja Católica; sendo que este momento se segue do dia 1º ao dia 13 de junho, sendo cada dia coordenado por uma família do Distrito. Já no período da noite, houve o último dia da Trezena de Santo Antônio, a qual foi dirigida pela família Brandão e abordou o tema ‘A violência dos pais e dos filhos’. O Prefeito Carlinhos Brandão, juntamente com sua família, adentrou a Igreja portando a imagem de Santo Antônio. Após liturgia, o vereador Januário Brandão falou sobre o tema. Dezenas de pessoas estiveram presentes. A primeira-dama, Juçaria Brandão, destacou a importância do momento. “Essa festividade é muito importante para todos nós, pois reúne os filhos, pais e todas as famílias. Percebemos a dedicação de cada um para que essa tradição não se perca”, destacou. As comemorações seguiram na Praça da localidade, com participação do cantor André Mendes e o grupo ‘Os Marcedinhos’, até o dia amanhecer. A população fez avaliação positiva do Evento. “A organização foi excelente, com o apoio do Governo Municipal. Nunca tivemos uma estrutura como essa, a festividade foi toda linda”, disse Jéssica Alcântara.

As comemorações se encerraram nessa segunda-feira (13), Dia de Santo Antônio, com programação religiosa, na Igreja. Houve batizados pela manhã e procissão, à tarde, pelas ruas do Distrito.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá




Nenhum comentário:

Postar um comentário